quinta-feira, dezembro 10, 2009


Direção - 3ª Função


Conceito:

“É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”



Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem. Tarefa é um trabalho que se há de concluir em determinado tempo; serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o desempenho de qualquer trabalho.

Principais meios de direção empresarial:

a) Ordens ou Instruções (transmitir decisões aos subordinados): são dadas ou emitidas pelos encarregados da direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer, executando o que lhe foi determinado. Dois aspectos principais devem ser mencionados a respeito das ordens de serviços:

quanto à amplitude

ordens gerais = obrigação de todos os empregados da empresa.
ordens específicas = competência de um ou de poucos empregados da empresa.

quanto à formaordens orais (verbais) = ordens dadas de viva voz aos executores.
ordens escritas = ordens dadas por escrito aos executores.

b) Motivação: O administrador ou dirigente não pode ignorar a existência desse problema na ação de seus subordinados, pois é certo que a pessoa que trabalha numa empresa deve ter motivos para assim proceder. Podemos dizer que, motivo é qualquer coisa que leva a pessoa a praticar uma ação e motivação é proporcionar um motivo a uma pessoa, estimulando-a a agir de maneira desejada. A melhor maneira de abordar o assunto é fazer um resumo ou classificação dos motivos em quatro categorias:

•sobrevivência (continuar a viver);
•segurança (manter-se protegido); • satisfação (sentir-se saciado, contente, realizado, etc.);
•estimulação (buscar novos estímulos).

Do ponto de vista do administrador, a motivação compreende a criação de condições que proporcionem satisfação pessoal a quem trabalha sob suas ordens. Não é tarefa simples, pois o comportamento humano é complexo.

Podemos citar cinco motivações :

1ª) melhor remuneração (bons salários): de modo geral, podemos dizer que o pagamento de bons salários ou altos salários constitui boa motivação para o trabalhador, pois é com o dinheiro ganho que satisfaz as suas necessidades e de sua família. Essa melhor remuneração pode ser feita de duas maneiras:
*aumentos progressivos no desempenho da mesma função;
*aumento de salário no caso de promoção de cargo e desempenho de novas funções.

2ª) projeção e prestígio social: todos nós gostamos de ser “alguém” no meio de pessoas que nos cercam. Por isso, procuramos alcançar certa projeção no meio em que vivemos (competência, dedicação, o trabalho honesto aliado à personalidade do funcionário).

3ª) oportunidade de progredir: todos os empregados desejam progredir e a empresa oferece a oportunidade de progredir, é lógico que ficam constantemente motivados para o melhor desempenho de suas funções.

4ª) trabalho interessante: ninguém gosta de fazer o que não lhe agrada. Se for obrigado a fazer, provavelmente o fará mal. Cabe ao administrador, com uma boa dose de competência, o papel de tornar agradáveis e interessantes as tarefas de seus subordinados.

5ª) tratamento humano: o empregado não deve ser confundido com os equipamentos de produção. O administrador deve criar motivações para o trabalhador desempenhar a contento suas obrigações. As relações familiares e sociais, as condições de vida e de saúde, passatempos favoritos, vida religiosa, etc., são importantes para o trabalhador e o administrador deve observar esses fatores e procurar dentro das possibilidades da empresa, proporcionar ao colaborador (não mais funcionário) a satisfação de seus desejos e interesses.

c) Comunicação: pode ser considerada como o processo de transmissão de informações ou mensagens. A conceituação apresentada revela que o processo de comunicação envolve a informação (baseada em dados) transmitida, por exemplo, pelo dirigente “A” (chamado emissor) para o funcionário “B” (chamado receptor) que recebe a mensagem (entender o verdadeiro sentido da informação transmitida pelo emissor).

O emissor deve codificar a mensagem, transformando-a numa forma especial para a transmissão, e o receptor precisa decodificar a mensagem, ou seja, decifrar a mensagem transmitida, para poder entender a informação que o código contém. Esse processo será completo, quando tiver o retorno da informação, o chamado feedback.

*Os meios de comunicação utilizados para a transmissão de informações ou
mensagens são os mais diversos. Por exemplo: telefones, interfones, intranet,
correio eletrônico, ordens de serviço, comunicados, avisos, cartas, memorandos,
etc.

*As linhas de comunicações entre indivíduos para a transmissão de informações
relacionadas com as tarefas administrativas são chamadas canais.

*Ao conjunto de canais existentes (ou possíveis) num grupo de pessoas ou
departamento dá-se o nome de rede (ou sistema) de comunicação.

*Os ruídos nas comunicações são as interferências que prejudicam as transmissões
de informações. Muitas vezes, o ruído, além de causar incômodo ou
aborrecimento, também dá origem a erros, exigindo a repetição de parte ou de toda
a mensagem. A repetição da informação contida na mensagem é denominada
redundância.

ESTILOS DE LIDERANÇA

1 – Estilo autocrático:
Nesse estilo, o líder determina as idéias e o que será executado pelo grupo; isso implica a obediência dos demais. O estilo autocrático é o mais antigo. Sua origem remonta à Pré-história, quando os primeiros agrupamentos humanos se organizaram e surgiram os primeiros chefes.

2 - Estilo democrático:
O estilo democrático foi inspirado, principalmente, em idéias desenvolvidas na Grécia Antiga.
Nesse estilo de liderança, não apenas a pessoa do líder, mas todo o grupo é considerado o centro das decisões.
Isso não significa que, na liderança democrática, o papel do líder perca sua importância, pois é exatamente aí que ele fica bem caracterizado, distinguindo-se das funções de simples chefia e ganhando um sentido mais profundo.

3 – Liderança situacional:
O conceito de liderança situacional baseia-se no princípio de que o estilo de liderança a ser utilizado deve depender mais da situação do que da personalidade do líder. Refere-se à escolha do estilo de atuação a ser empregado pelo líder em face das diferentes situações por ele detectadas. Para os pressupostos da liderança situacional, não há um estilo de liderança melhor do que outro, de forma a produzir sempre os melhores resultados, e sim um estilo mais adequado a cada situação.

Características do líder do futuro, aplicadas ao curso de Sistemas de informação:

O líder do futuro aplicadas ao curso de Sistemas de Informação é aquele que sabe comportar-se adequadamente de acordo com as diversas situações, ou seja, aquele que consegue perceber cada contexto e adaptar o melhor método de liderança segundo as circunstâncias. A liderança é uma característica a ser desenvolvida; o líder não nasce pronto. A liderança pode ser desenvolvida desde que o líder tenha como premissas básicas o "foco nos objetivos" e a "vontade de ajudar o outro", resgatando o potencial de cada indivíduo e o estimulando favoravelmente.
O líder do futuro precisa ter as seguintes qualidades:

Autoconhecimento
– reconhecimento dos seus pontos fracos e fortes, bem como dos objetivos a serem atingidos;

Sinceridade
– honestidade no pensamento e nas ações, agindo com integridade e confiança absolutas com os dirigentes e com os funcionários (seguidores);

Curiosidade
– aprimoramento permanente por meio de cursos, treinamentos, etc.;
Audácia
– disposição de correr riscos calculáveis;

Responsabilidade
– escolha das ações mais pertinentes;

Auto-motivação
– conhecimento do que se pretende, o que favorece uma motivação consistente;

Proficiência
– conhecimento profundo do que faz, mediante treinamento constante;
Gerenciamento recíproco
– estabelecimento de relações de troca satisfatórias entre dar e receber.

Ética
– padrão elevado de comportamento: honestidade e integridade na adoção de regras e normas definidas pela sociedade;

Flexibilidade
– capacidade de adaptar-se às mudanças pessoais, organizacionais e mundiais;

Administração do tempo
– priorização de atividades e aproveitamento das reuniões de forma satisfatória, eliminando as decisões pendentes;


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